quarta-feira, 28 de setembro de 2011

TRATAMENTO DE CANAL: COMO ELE ACONTECE?

Muitas pessoas ainda temem o tratamento de canal. Mas não é a maioria que cuida da saúde bucal para evitar este mal. Este problema é a evolução de uma cárie profunda que não foi tratada e é caracterizado pela infecção ou morte da polpa do dente, causadas por bactérias. Para a solução é necessário a remoção de toda a polpa, que é um tecido localizado na parte interna do dente.

Ou seja: a prevenção está diretamente ligada aos cuidados bucais diários e visitas periódicas ao dentista. Por isso que a cada publicação enfatizo a importância de escovar os dentes corretamente e fazer exames de seis em seis meses com um profissional de odontologia.

O tratamento do canal, em resumo, se compõe da seguinte forma: anestesia, abrir o dente, remover a polpa, esterilizar o canal e realizar um fechamento provisório. Na segunda consulta, a restauração temporária é removida e a cavidade é preenchida permanentemente por um material especifico. Por fim dá-se acabamento ao dente para ficar semelhante ao natural.

Como é possível notar, é um tratamento invasivo, portanto o risco de infecção existe. Na Simplan para minimizar esta possibilidade, o tratamento de canal tem um importante auxiliar, o Laser de Alta Potência, que atua, neste caso, como um esterilizador potente.

A restauração de um canal pode durar por toda a vida, mas para isso é necessário, como sempre menciono, realizar uma boa higiene bucal diária e visitar com frequência o cirurgião-dentista.

Dr. Gabriel Lembo, cirurgião-dentista
CROSP 72396
www.simplanimplante.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário