terça-feira, 20 de setembro de 2011

Museu da Odontologia

Já pensou poder ver de perto a dentadura de marfim de George Washington, primeiro presidente dos EUA? Conhecer o kit de higiene bucal da Rainha Vitória do Reino Unido? E o primeiro diploma de Odontologia, datado de 1841? Pois tudo isso e muito mais está reunido no Dr. Samuel D. Harris National Museum of Dentistry, em Baltimore, Maryland, EUA.

O museu é considerado o primeiro museu americano dedicado à história da Odontologia. Em um espaço de 650 metros quadrados, os visitantes podem conhecer instrumentos que contam a evolução da Odontologia, enquanto exibições interativas pretendem inspirar as pessoas a fazer escolhas saudáveis quanto à sua saúde bucal.
Inaugurado em 1996, o museu possui uma coleção de 40.000 objetos que incluem instrumentais, mobiliário e peças de arte. Os destaques ficam por conta da dentadura de marfim de George Washington e dos instrumentos de higiene bucal da Rainha Vitória, além de uma coleção de escovas de dente com exemplares do século 19 até o presente. Grande parte de coleção é originária da Faculdade de Odontologia de Baltimore, a primeira Faculdade de Odontologia do mundo, fundada em 1840.

O museu também presta sua homenagem a G. V. Black, considerado o pai da Odontologia americana e o responsável pela classificação de cavidades que usamos até hoje. Uma réplica da consultório de Black de 1870 é reproduzida com sua cadeira Archer, um motor movido a pedal e instrumentais desenhados por Black. O próprio Black está lá, representado por um boneco de cera. Um computador com touch screen permite aos visitantes percorrer um ”álbum de fotos” da vida de Black  para conhecer sua casa e família, descobertas científicas, bem como o legado de sua obra.

O Dr. Samuel D. Harris National Museum of Dentistry está localizado no campus da Universidade de Maryland, em Baltimore e os ingressos para visita custam 7 dólares. Dica para os dentalgeeks que visitarem Baltimore!


Site do museu: www.dentalmuseum.org
Créditos - dentalgeek

Nenhum comentário:

Postar um comentário