segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Pesquisadora estuda relação entre estresse e mau hálito.

Estudo inédito no Brasil aponta ainda que tensão cotidiana e TPM podem causar o problema.
Uma má noticia relacionada ao já nada bom estresse alto: ele também pode desencadear mau hálito.  É o que aponta pesquisa da itatibense Patrícia Oliveira de Lima, 24 anos, especialista em fisiologia oral que há oito anos estuda o problema na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (Unicamp), onde faz seu doutorado.  O estudo é inédito no país.

Pelo menos 500 voluntários saudáveis e sem problemas prévios de halitose passaram pelo laboratório de estresse do curso de Odontologia e deram embasamento aos estudos da equipe de Patrícia.

“Descobrimos que a chance de pessoas sem problemas bucais prévios ter mau hálito num período de estresse é maior”, diz.  Em quem já tem halitose o problema pode ser agravado sob tensão.

O mecanismo de ação fisiológica que causa o odor ruim ainda não é conhecido ao certo. Está sendo investigada a relação entre proteínas liberadas na boca em períodos tensos e o cheiro ruim. “O que causa ainda é uma incógnita. Devemos concluir nossa pesquisa em até dois anos”, diz a especialista.

A pesquisadora alerta que o problema pode afetar pessoas de qualquer idade e sexo, segundo as observações. “Todo o organismo é influenciado pelo estresse. O reflexo na boca é sistêmico e é nela que investigamos como as proteínas cavidade bucal são afetadas. Pode ser a concentração delas mude, já que muda o número e bactérias”, diz.

São três pesquisadores empenhados no estudo. Além de Patrícia, que conduz a pesquisa, a equipe de trabalho tem sua orientadora, a doutora Fernanda Klein Marcondes e mais um aluno de iniciação científica. Uma conclusão já tirada pela pesquisa é que mulheres que sofrem de TPM (Tensão Pré-Menstrual) têm muita tendência a halitose no período.

Até 30% da população sofre com mau hálito, diz a pesquisadora, e a maior parte da causa está ligada a problemas bucais de fácil solução, como a correta higienização da boca e dentes. Não se sabe ainda porem quantos destes casos são desencadeados pelo stress ou TPM.
Dedicação/ Mesmo jovem, a itatibense já tem artigos científicos publicados no exterior em revistas especializadas. No último sábado, ela concedeu entrevista ao “Jornal Hoje”, da Rede Globo, falando sobre o assunto.

Fonte: Agência Bom Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário