quarta-feira, 25 de maio de 2011

Clareamento dental

Clarear os dentes é bom ou ruim? Prejudica os dentes? São inúmeras as dúvidas que surgem em torno do assunto. Mas se essas eram umas das suas dúvidas, esqueça. A resposta é não. Não prejudica os dentes, mas são necessários alguns cuidados.

O fato é que o clareamento é um procedimento odontológico não invasivo, mas que precisa ser realizado após a indicação de um dentista. E, no procedimento, é necessário o uso de materiais de qualidade para que o resultado seja positivo para o paciente.

A técnica consiste no branqueamento da superfície dos dentes e é indicada para pacientes que queiram eliminar manchas superficiais que podem ser resultado do excesso de fumo ou ingestão de bebidas com corante como café ou chá, por exemplo. Ou para aqueles que simplesmente desejam uma cor mais clara para os dentes e, com isso, melhorar a estética bucal.

Existem dois tipos de clareamento:

Caseiro: em casa, o paciente aplica gel clareador através de uma moldeira (placa) nos dentes e permanece com produto durante algumas horas.

Laser: no consultório odontológico, o gel é aplicado nos dentes do paciente. O produto é ativado através de um laser para diminuir a sensibilidade.

Vale ressaltar que, para ambos, é necessário a indicação e acompanhamento de um dentista. O resultado é uma aparência mais jovem, pois o sorriso fica branquinho e esteticamente mais bonito. Consequentemente, o paciente eleva a autoestima e se sente mais confiante para sorrir.

Se você ficou com alguma dúvida, me escreva. Até breve!

Dr. Gabriel Lembo, cirurgião-dentista
CROSP 72396
www.simplanimplante.com.br

terça-feira, 10 de maio de 2011

Dor de estômago pode ter relação com a sua saúde bucal

Você sabia que a falta de dentes pode estar relacionada a dor de estômago? Parece uma coisa muito distante uma da outra, mas não é. Isso porque cada um de nossos dentes tem uma função especifica em nossa boca e funcionam como uma linha de produção.

Na nossa arcada dentária temos dentes com funções específicas como cortar, rasgar e triturar. A falta de um ou mais dentes prejudica o processo da mastigação. Ou seja: os alimentos não são devidamente mastigados/triturados e chegam aos pedaços no estômago, sobrecarregando o aparelho digestivo. E é isso que propicia o aparecimento de problemas estomacais, como dor de estômago ou até mesmo o desencadeamento de doenças mais graves.

Por isso, se você sente dores de estômago e sofre com a ausência parcial ou total de dentes, procure um médico gastrointestinal e um cirurgião-dentista para que eles possam analisar o seu caso.

Ficou com dúvidas ou gostaria de sugerir um tema? Escreva pra gente!

Até a próxima!

Dr. Gabriel Lembo, cirurgião-dentista
CROSP 72396
www.simplanimplante.com.br