terça-feira, 30 de agosto de 2011

Retração gengival causa sensibilidade e muito incômodo

Retração gengival causa sensibilidade e muito incômodo - Caracterizado pelo deslocamento da gengiva, o problema ocasiona a exposição da raiz do dente.

Hoje, vamos falar sobre retração gengival, um problema de saúde bucal que também pode ser tratado na Simplan, pois somos especialistas em cuidar de sorrisos e provocar sorrisos. Afinal, sempre temos retornos positivos dos pacientes.

Conforme contei na coluna anterior, a autoestima se eleva quando a saúde bucal está em dia. Mas vamos para a definição de retração gengival: trata-se do deslocamento da gengiva que ocasiona a exposição da raiz do dente, causando sensibilidade e muito incômodo.

O motivo deste problema não é fácil de determinar, pois pode estar relacionado a vários fatores: fricção exagerada no momento da escovação dos dentes, inflamações na gengiva, restaurações mal adaptadas, entre outros.

A prática clínica mostra, também, que este é um quadro bastante comum na terceira idade. Algumas pessoas são mais vulneráveis. Em alguns casos, a retração avança somente em determinados momentos, enquanto que em outros se estabiliza por completo.

A boa notícia é que o desconforto causado por este problema pode ser amenizado com bochecho com água fluoretada. Mas é só para amenizar a sensibilidade. Para, de fato, tratar a retração gengival, é necessário procurar por um especialista, que confirmará o diagnóstico, identificará a causa do problema e iniciará o tratamento.

É importante ressaltar que a busca por tratamento é muito importante, pois, uma vez que a retração gengival seja originada de inflamações na gengiva sem tratamento, este quadro pode evoluir para uma periodontite, o que, mais tarde, pode ocasionar a queda do dente.

A Simplan Implante Dentário, especializada em saúde bucal, ajuda e já ajudou muitos pacientes na preservação dos dentes naturais, bem como na reposição dos dentes por meio de prótese fixa sobre o implante, prótese móvel e implantes zigomáticos. Pacientes de todo território nacional e de diversos outros países, como Itália, E.U.A., Angola, Portugal, Colômbia e Chile, já conhecem e se trataram na Simplan.

Dr. Gabriel Lembo, cirurgião-dentista
CROSP 72396
www.simplanimplante.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário